Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Quando eu fui empreendedor do ano

Rute Barbedo

Os irmãos Jorge e Carlos Martins (ao centro) recebem o prémio EY Empreendedor do Ano

Dois empresários olham para trás e recordam o ano em que foram eleitos os melhores empreendedores do país

2007 foi “o grande ano” da Martifer, a empresa ligada à indústria do metal cuja história começou em 1990, em Oliveira de Frades, pelas mãos dos irmãos Carlos e Jorge Martins (então com 26 e 23 anos, respetivamente) e de António Bastos Pereira. “Ganhamos muitos prémios, mas este foi, sem dúvida, o mais importante”, recorda Carlos Martins ao Expresso, referindo-se à distinção de Empreendedor do Ano da EY, partilhada com o irmão.

Por um lado, havia “o prestígio” associado ao prémio, por outro, “a responsabilidade era muito grande”, considera Carlos Martins. “A subida da exposição pública da Martifer foi tão forte que a possibilidade de desaparecer rapidamente também existia”, refere o empresário que viveu, no ano seguinte, um dos períodos mais difíceis da sua vida de gestão, devido à crise económica que abalou o país.

Já Manuel Alfredo de Mello, da Nutrinveste, destaca a representação portuguesa na final mundial do Empreendedor do Ano, no Mónaco. “Foram três dias muito interessantes, em que conheci pessoas muito diferentes e outras visões”, recorda. O empresário lembra que 2014, o ano em que foi distinguido, inseria-se numa “altura complicada em termos de país”, mas que pelo facto de a Nutrinveste ser “uma empresa virada para fora”, conseguiram “vencer os desafios”, uma capacidade que terá pesado na decisão final do júri.

O Prémio EY Empreendedor do Ano acontece em Portugal desde 2006 e é um dos programas mais prestigiados no campo do empreendedorismo. A gala de atribuição do prémio é o ponto alto do programa, juntando os finalistas, gestores, empresários, personalidades do panorama governamental, académico e económico. A próxima gala está prevista para março de 2018, decorrendo a final mundial em junho, em Monte Carlo.

Entrepreneur Of The Year