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Círculo da Inovação

Sente-se como peixe em águas internacionais

Nuno Vale

Diretor Marketing ViniPortugal

Trabalho em Rede

Sente-se como peixe em águas internacionais

Ana Maria Pimentel

Nuno Vale promove o vinho português. Adora a sensação de aldeia global, estar em contacto “com diferentes tipos de pessoas e de diferentes culturas”

Marca o início da sua carreira no dia em que decide ir tirar um MBA na Holanda. Não foi uma mudança de área, era licenciado em Economia pela Nova, mas uma mudança de mentalidade. Foi naquele país que começou a trabalhar na Nokia. Entre 600 candidatos foi Nuno Vale o escolhido para integrar a empresa finlandesa. No fim do MBA muda-se para a Finlândia.

Fica quase cinco anos a viver no estrangeiro de mala às costas e com uma “heroína” no coração: a mulher, que conseguiu sempre gerir a vida dos dois, daí naturalmente continuarem juntos. Agora em Portugal. Nuno gere um dos mais fortes sabores portugueses, o vinho. É, há cinco anos, diretor de marketing da ViniPortugal. Tem que levar os sabores das regiões vinícolas ao mundo. E como o próprio explica, “cheio de orgulho”, “antes de promover vinhos, promove o país.”

Não teve que se adaptar porque se sente “como peixe na água a trabalhar o mercado internacional.” E neste ponto a experiência ajudou-o muito “nos contactos alargados que é preciso criar.” É da sensação de aldeia global que gosta, estar em contacto “com diferentes tipos de pessoas e de diferentes culturas. No fundo, gosta de estar ali.”Gosta de perceber as diferenças “entre os ocidentais que cresceram com o vinho”, e os que aprendem a apreciar “o produto agrícola mais sofisticado que existe.”

E depois de andar a levar Portugal engarrafado ao mundo acredita: “Há reconhecimento dos vinhos português e perceção do seu valor.” E, por isso, quer “continuar a trabalhar por Portugal e pela projeção dos produtos internacionais além-fronteiras.” Principalmente porque “lá fora passa-se a ter um carinho especial pelo país e a ser muito patriota.”

UMA IDEIA

“Portugal tem uma oportunidade de ouro, uma geração altamente qualificada espalhada pelo mundo e bem colocada internacionalmente em empresas de referência mundial. E esta geração, que é a minha, e constitui uma comunidade portuguesa residente no estrangeiro e da qual já fiz parte, é extremamente patriótica e constituem-se como verdadeiros embaixadores de Portugal. Esta é uma mais-valia para Portugal e para a promoção de produtos portugueses além-fronteiras. Esta comunidade está disponível para participar e apoiar na promoção dos produtos portugueses dentro das suas comunidades e das suas relações. Esta aberta a partilhar o seu networking privilegiado e ajudar as empresas portuguesas. Há uma oportunidade para criar uma plataforma tecnológica que ligue esta rede de profissionais portugueses residentes no estrangeiro e as empresas portuguesas exportadoras, abrindo portas, fomentando relações e tornando-os verdadeiro brand ambassadors dos produtos portugueses.”

UM DESAFIO

“Um dos maiores desafios profissionais que me foram colocados foi enquanto responsável a nível europeu de media planning e comunicação de marketing para a Nokia Mobile Phones, quando trabalhava em Londres nos escritórios europeus da marca. Na altura a Nokia era líder e uma das maiores marcas mundiais. Foi-me colocado o desafio de como inovar o marketing e aumentar a eficiência da alocação do budget de marketing. Foi então desenvolvido um estudo de avaliação do impacto nas vendas de todas as actividades de marketing, below and above the line. Os resultados foram surpreendentes, o “word of mouth” era a força mais importante e o driver mais eficaz nas vendas. Então constituí uma rede de directores de marketing a nível europeu para dar início ao desenvolvimento de uma estratégia a nível Europeu de acções que fomentassem o “endorsement” e o “word of mouth” a favor dos telemóveis Nokia. Este trabalho permitiu que uma empresa líder, mas com uma acção de marketing que assentava em soluções muito tradicionais (grande peso de investimento em acções above the line) começasse a desenhar estratégias de comunicação alternativas, que hoje podem ser vistas em estratégias de comunicação de media social.”

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