Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Contra a fraude e mais além

Nuno Sebastião

CEO Feedzai

Trabalho em Rede

Contra a fraude e mais além

Ana Maria Pimentel

Nuno Sebastião saiu de Portugal com uma empresa que já era um sucesso na luta contra as trapaças online. Em 2016 continua a tornar o mundo um lugar mais seguro, mas agora a partir de Silicon Valley

A Hot Topics considerou Nuno Sebastião, aos 37 anos, um dos 100 líderes mais influentes do mundo na área da tecnologia financeira. É talvez uma das figuras mais importantes a fazer do mundo moderno um lugar mais seguro. É fundador da Feedzai, que combina a inteligência artificial com machine learning na análise de dados com o objetivo de tornar a internet um lugar mais seguro. A “inovação e desafiar os limites” são atividades constantes na empresa.

Na Feedzai procura-se reduzir os riscos associados aos movimentos bancários e compras online. Foi em 2009, ainda em Coimbra, que a ideia começou a ser desenvolvida. Hoje Nuno Sebastião trabalha a partir de Silicon Valley para seis escritórios espalhados pelo mundo, onde aprendeu que “falhar é a fonte mais poderosa para o sucesso”. Conta com uma equipa “dos melhores no que fazem. Vieram de empresas líderes como a Amazon, Visa, Accenture e Pay Pall.” Passaram seis anos desde que a empresa foi criada. Em três ultrapassou fronteiras e tornou a agenda de Nuno complicada.

Em Silicon Valley tem a responsabilidade de “almejar objetivos que parecem impossíveis de atingir e de garantir que a equipa tem à disposição todos os recursos que precisa para ter sucesso.” A Feedzai foi criada para se tornar grande: Nuno sempre acreditou que se se “focasse na construção da melhor tecnologia, conseguiria competir e angariar clientes no mercado americano, europeu e asiático.”

Nuno nasceu empreendedor, que é como quem diz “a resolver problemas”. Tem uma estratégia que resulta para os problemas se tornarem desafios fáceis: “Rodear-se dos melhores pensadores no mundo.” Conta um segredo, diz ser o seu maior trunfo: “O sumo das pessoas”. Os cérebros estão a fugir de todos os países do mundo, por isso a solução é apanhar os melhores e criar uma empresa internacional.

Já foi um longo caminho percorrido por Nuno Sebastião e pela Feedzai “mas ainda há muito mais a alcançar”. O crescimento tem sido de 300% e o mercado asiático oferece-se muito promissor àquela que em tempos foi uma startup com origem no centro do país, com a melhor meta impressa no seu ADN: “Lutar contra a fraude e o mal”.

UMA IDEIA

“Portugal tem a oportunidade de atrair talento de topo de qualquer parte do globo. A Feedzai tem empregados que se querem mudar para cá pelas mais variadas razões e as multinacionais encontram na tecnologia portuguesa e no ecossistema de startups uma atracção. Recentemente contratámos um especialista em análise de dados de um concorrente, e ele mudou-se para Portugal. Também um dos nossos investidores americanos se mudou para Lisboa recentemente, e todos sabemos que a Web Summit, que atrai 40 000 pessoas, estará permanentemente instalado em Lisboa a partir de 2016. Penso que isto é indicativo do reverso da fuga de cérebros. A Feedzai está no centro que está a fazer isto acontecer. Convidamos todas as outras empresas a juntar-se a nós no apoio a esta tendência. Para mim a chave para Portugal é seguir o mantra: “Stick with it”. Como país estamos sempre a mudar a nossa trajetória e não nos mantemos num caminho. Se olharmos para países de sucesso (como a Alemanha), vemos que independente de quem está no poder a estratégia não muda.”

UM DESAFIO

“Fazer "networking", entrar no meio, quando não se conhece ninguém, é um desafio enorme para qualquer um. Não há atalhos, é preciso muito trabalho e persistência. Ajuda ter tecnologia de ponta, "muito cool." E não há melhor espaço para a tecnologia que um ecossistema de startups tecnologicas, onde estão as mais fortes e melhores: Silicon Valley. Se consegues ter sucesso em Silicon Valley, te-lo-ás em qualquer lado.

Tornámo-nos parceiros de empresas como a SAP que têm por si só uma rede de contactos global, e que puderam ajudar-nos a aumentar o nosso alcance. A SAP fez um investimento estratégico na Feedzai por causa da nossa tecnologia única, e em troca encontramos um parceiro com alcance global. Isto levou a mais negócios, como com a Capital One Ventures e OAK HC/FT Ventures, duas capital ventures que lideram. É interessante perceber que a OAK está sediada em Nova Iorque. Isto realça a ideia de que contratar o talento certo e estar no lugar certo - Silicon Valley - tem a possibilidade de expandir a rede de contactos da empresa em qualquer lugar no mundo.”

Trabalho em Rede

Ver mais