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Círculo da Inovação

Fazer acontecer. A energia das ideias

Frederico Paiva

Diretor Sales & Marketing Samsung

Foco no Consumidor

Fazer acontecer. A energia das ideias

Ana Maria Pimentel

Frederico Paiva acorda todos os dias com, pelo menos, dez ideias em mente. É esse entusiasmo e dinâmica que gosta de sentir e passar à sua equipa

Frederico Paiva tem esta energia desde os tempos da faculdade, altura em que percebeu que aquilo que gostava era "fazer acontecer." E tem feito. Junta a capacidade de gerir situações e pessoas ao lado técnico e profissional e tem resultados.

No início da carreira viveu uma fusão numa empresa e aprendeu muito. A partir de Portugal começou com as experiências internacionais, devagarinho, até conquistar o mundo. Tudo isto antes dos 30.

Move-se por projetos, porque lhe cansa a rotina e encanta-se pelos desafios, principalmente os que trazem algo de novo. Em resumo diz que no regresso a Portugal, na Sony, atraiu-o a dinâmica e a concentração num produto. Na LG o desafio do multiproduto e o problema que havia de posicionamento junto ao consumidor. Depois entra na Panasonic para fazer de uma startup um gigante mundial. Agora, na Samsung tudo começou com uma redefinição da estratégia até chegar a diretor geral.

É pragmático e gosta de conclusões. Diz conhecer-se bem. Na relação com os colaboradores procura apoio, proximidade e ser um guia técnico.

UMA IDEIA

“Portugal devia intensificar a sua digitalização. A ideia em concreto seria passar muitos dos serviços (maioritariamente públicos) que se realizam hoje de forma presencial para passarem a ser feitos de forma digital e móvel. Tecnologias como ID verification, e-document, e-signature entre outras, permitiriam poupar muito tempo ao consumidor bem como eliminar uso de papel.”

UM DESAFIO

“O exemplo por mim escolhido é o Samsung Addwash. Tecnologia implementada este ano nas nossas máquinas de lavar roupa que permite adicionar durante a lavagem (e na quase totalidade do ciclo de lavagem) peças de roupa que nos tínhamos esquecido quando iniciámos a lavagem. Penso que é o claro exemplo de como podemos acrescentar valor, desenvolvendo produtos que facilitem a sua vida quando estamos 100% focados no consumidor.”

Foco no Consumidor

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