Um projeto Menu

Círculo da Inovação

O pai manda dizer que “é pra menina e pró menino”

Miguel Porto Monteiro

CEO Fixeads

Digitalização

O pai manda dizer que “é pra menina e pró menino”

Ana Maria Pimentel

Aos 31 anos há um nome comum ao StandVirtual, ao OLX, ao Imovirtual e Coisas.com. É Miguel Porto Monteiro e a história começa em 2007

O presente vive-se a correr, nunca se está com a cabeça num só desafio. É assim a vida do homem que em 2007 fez as páginas dos classificados saltarem para a internet. Agora vive a vida de empreendedor, o que significa um “volume de trabalho grande”, muito grande, em que “só se consegue pensar no objetivo seguinte.”

É o CEO da Fixeads, marca mãe de filhos conhecidos como o StandVirtual, a OLX e com muitos outros irmãos. Uma família grande de que o licenciado em Administração e Gestão de Empresas aprendeu a ser um pai “focado na equipa”, que dá valor “às ligações humanas” e acima de tudo aposta no desenvolvimento.

Todo o tempo que passava longe da Universidade Católica era a trabalhar, a arranjar maneiras de aumentar a produtivade. Agora os números são outros e à preocupação da produtividade juntou-se a de aumentar o número de utilizadores. Miguel sabe que na área digital a inovação não é uma inspiração que acontece uma vez um dia, é um objetivo que todos os dias é escrito na agenda e que até à data tem sido cumprido.

As marcas começaram a ser desenvolvidas quando ainda estava na faculdade, mas o sucesso fez com que o hobbie que ele e Miguel Mascarenhas tinham depois das aulas se tornasse o emprego de uma vida. O truque talvez seja a antecipação, porque essa é a “grande característica do empreendedor: perceber antes da dimensão do problema as soluções.” O resto vem com o trabalho, e com foco e paixão tudo “surge naturalmente.”

UMA IDEIA

“Continuar com o simplex e com o conjunto de simplificação e digitalização dos processos de registos e digitalização de informação dos cidadãos e contribuintes, pois este processo é essencial para simplificar a vida dos cidadãos e empreendedores que querem gerar valor para o país, mas é ainda mais crucial para o Estado ter mais informação detalhada e acessível em tempo real de forma a poder melhorar as decisões que toma e reduzir as ineficiências do sistema actual”

UM DESAFIO

“Todos os desafios que tivemos na FixeAds sempre os tentámos resolver com iniciativas e ferramentas nossas e isto é algo que é bastante positivo e que apenas é possível numa estrutura mais pequena onde os recursos são escassos e tem de existir engenho em todas as nossas iniciativas. Um exemplo prático foi o desenvolvimento do nosso próprio sistema de facturaçã para colmatar a necessidade que tínhamos de gerar e enviar digitalmente as facturas a todos os nossos clientes”

Digitalização

Ver mais