Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Arraiais assentados na banca

Ana Almeida

Head Corporate Finance Montepio

Criar Valor

Arraiais assentados na banca

Ana Maria Pimentel

Ana Almeida é daquelas pessoas que faz economia das palavras. Mas não poupa no relacionamento com a equipa de trabalho

Ana Almeida nunca teve dúvidas, a banca era o local onde queria trabalhar. O primeiro emprego confirmou as suas certezas. Na banca de investimento “cresceu muito em termos profissionais” numa área “muito técnica”: era auditora interna. E no início da carreira ia dividindo a vida entre a corporate finance e o corporate banking, assim em inglês como é habitual falarem aqueles que trabalham na área.

Sai para ir montar o Banif investimentos. Está no Montepio, desde 2011 com cargos de direcção. Ana fala com os vícios de quem está na banca há muito tempo e com a simplicidade de quem não desperdiça uma palavra para dizer mais com o necessário. Economiza nas palavras, mas diz não poupar nas relações com os funcionários. Envolve-se bastante com a equipa, sabe orientá-la e fazê-los chegar ao ponto certo.”

Não confunde a liderança de pessoas com as burocracias dos processos, embora a vida dela seja um misto das duas coisas. É “absolutamente frontal” e consegue “ter as pessoas focadas no que é preciso”. A resolução dos problemas diários diz só ser possível com perseverança e uma boa liderança e com a constante consciência de que “só não erra quem não faz”. Para Ana, em qualquer altura, “mais vale uma decisão má, que decisão nenhuma.”

Desde que estudava Gestão de Empresas no ISCTE sabia uma coisa: “Que ia trabalhar para ser boa”. A confiança faz parte dela, do seu percurso “natural”.

Criar Valor

Ver mais