Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Um desafio: Olhar para as crises como uma oportunidade

Tiago Miranda

Para Miguel Arroja,Head of Business Development Mobipium, a história da Uniplaces, onde começou, é exemplo de como se pode ver os momentos de dificuldade como alturas em que um rasgo de criatividade (com um toque de coragem) pode fazer a diferença. Um desafio do Trabalho em Rede a conhecer

“Juntar-me à Uniplaces como coloborador numa fase em que a empresa estava a finalizar o investimento/funding por parte de investidores. Em setembro de 2013 decidi que tinha chegado a altura de sair de Itália. Milão tinha sido a minha primeira grande experiência de trabalho mas senti um forte apelo à mudança. Alguns dos meus amigos mais próximos contaram-me que a comunidade startups e empresas jovens em Portugal estava a crescer e que, ao contrário do que muitos diziam, o financiamento por parte de investidores (nacionais e estrangeiros) iria alicerçar a criação de novos negócios. Ou seja: a crise pode ser olhada como uma boa oportunidade. Aquilo que mais me motivava na minha posição em Milão era o lançamento do projecto de vendas online da marca, e por isso comecei a pesquisar por negócios com foco no digital e na inovação.

Rapidamente surgiu a oportunidade de me juntar a uma startup que procurava resolver problemas dos estudantes que vão para fora e necessitam de alojamento durante o Erasmus. Um amigo e ex-colega da faculdade com quem tinha conversado sobre possíveis oportunidades em Portugal deixou-me bastante interessado em saber mais sobre este projecto. O interesse foi mútuo porque eles estavam à procura de uma pessoa para desenvolvimento de negócio e expansão da empresa. Idealmente com fluência em Espanhol e Italiano, bem como experiência internacional nestas duas cidades. Eu era exactamente o que eles procuravam. E rapidamente percebi que era também o que eu procurava. Em Outubro já estava a trabalhar na empresa”

Trabalho em Rede