Um projeto Menu

Círculo da Inovação

10 bons desafios que geraram talento

Ana Maria Pimentel

Tiago Miranda

Há desafios que as empresas enfrentam todos os dias, uns resolvem-se com facilidade outros precisam de ser estudados. Em matéria de talento, há dez especialistas do Círculo da Inovação que partilham as suas histórias e que podem servir de exemplo

Joana Domingues
Docente Católica Lisbon

"Em conversa com um jovem em início de carreira desafiou a narrativa. Desconstruiu imagens e sobretudo convidou-o a descobrir e entrevistar pessoas que têm hoje as profissões que ele dizia querer. A passar das imagens que imaginou aos factos, recolhendo informação junto das fontes relevantes"

Ricardo Bramão
Diretor Talkfest

“Potenciar a rentabilidade de um projeto é permitir que este cresça a nível do seu número de recursos humanos, algo difícil nos dias de hoje, mas só com estes (têm sempre uma ideia, uma forma mais rápida de se chegar a um objetivo, uma outra experiência) se conseguirá chegar de forma mais célere a determinadas metas, porque estas são também limitadas e adaptadas a um tempo exato. Tudo hoje é visto como um custo, mas investir no recurso humano certo trará o maior crescimento!”

João Figueirinhas Costa
Recrutador Uniplaces

“Encontrar e contratar pessoas competentes e alinhadas com a visão da organização, em tempo útil para os objectivos do negócio”

Rita Baptista
Diretora Geral Recursos Humanos Ageas

“Cada vez mais as organizações têm de ser criativas na forma como descobrem e motivam os seus talentos. É necessário encaixa-los no lugar certo, alimentá-los, motiva-los e desenvolve-los, indo ao encontro das suas expectativas e das organizações, e ainda contagiar os que estão a sua volta”

Miguel Alves Martins
Professor Auxiliar Universidade Nova

“Adaptar e desenvolver mecanismos de aprendizagem mais enquadrados aos tempos atuais e ligados à sociedade. Explorar a empatia e perceber que todos somos e temos responsabilidade de ser agentes de mudança!”

Carlos Palhares
CEO Mecwide

“Como mentor na Porto Business School, tenho tido o privilégio de anualmente acompanhar um finalista de MBA durante um ano e que me traz sempre o desafio de ter de gerir e gerar talento"

Cláudia Romão
Técnica de Recursos Humanos José de Mello Saúde

"Uma das pessoas da equipa estava manifestamente perto do burnout, alguma desmotivação e com algum descrédito junto do cliente interno e equipa. Foram tempos difíceis em que ninguém estava satisfeito, o colaborador e a empresa. Acreditei que esta pessoa tinha potencial para crescer e assumir novas responsabilidades com um maior valor acrescentado para a organização. Nessa restruturação assumiu uma função diferente. Hoje passado mais de um ano o balanço foi muito positivo e inclusivamente passou também a gerir a área a que anteriormente pertencia"

João Franca Pinto
Cluster Manger Saego Line Iberia

"Os melhores resultados que alcancei ao longo do meu trajeto profissional estão directamente relacionados com dois factores fundamentais: (¡) delegar; confiar na equipa; dar liberdade de risco e erro ; (ii) escolher bem a equipa; ter diferentes perfis e qualidades na equipa"

Luís Antunes
Gestor de recursos humanos PHC Software

"Quando gerimos uma equipa temos tendência a olhar para o dia-a-dia, apoiamo-nos nela para levar para o terreno o plano de ação que desenhámos e que queremos que seja concluído com o maior sucesso possível"

Inês Caldeira
CEO L'oreal Portugal

"Permitam-me que vos fale do Brandstorm. É uma plataforma incrível que permite à L'Oreal identificar talento jovem. Damos aos universitários um caso pratico de negócio para resolver"

Gerir Talento