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Círculo da Inovação

O Foco no Consumidor resumido num desafio: reorganizar as estruturas empresariais

AFP

Para João Escobar Henriques, Executive Investiment Director na Fosun, um desafio essencial é "adaptar o foco das organizações de uma cultura de produção e comunicação de informação", para uma cultura de apoio à "tomada de grandes decisões numa empresa."

“Sempre procurei desafios que envolvam temas relacionados com a criação ou reestruração de funções e departamentos, e alguns passaram pelas áreas de Planeamento e Controlo de Gestão. Aqui, um dos mais importantes desafios com que me tenho deparado, é a necessidade de adaptar o foco das organizações de uma cultura de produção e comunicação de informação, para uma cultura onde essa informação se transforma num suporte para o que realmente importa: apoiar a tomada de grandes decisões numa empresa. Vivemos numa era onde a produção de informação é um dado adquirido. Tal não era verdade há 10, 20 anos, onde existia um desafio real em produzir informação de forma atempada, consistente e fiável, e isso moldou a cultura de muitas organizações. Mas este desafio de produção de dados está hoje em dia (praticamente) resolvido, e o benefício marginal de produzir nova informação é cada vez menor.

Recordo-me de, numa ocasião em que iniciava um desses desafios, pretender simplificar os quatro relatórios produzidos mensalmente pelo departamento. Como tinha acabado de entrar (tinha essa desculpa), pedi para não apresentar nenhum desses relatórios nesse mês, no intuito de verificar, através das reacções na empresa, qual era a informação mais valorizada. Das quase 200 páginas normalmente produzidas... Ninguém sentiu falta de nenhuma. Isto era sintomático, mas eram também óptimas notícias. Significava que podia fazer um reset e passar a concentrar a equipa na criação de valor acrescentado. Na interpretação dos números e das visões que a sua evolução materializa. E quando falo em interpretação, refiro-me a um sentido holístico da questão: qual a implicação de cada indicador nos vários níveis da organização? Como deve a informação moldar a empresa, seja ao nível da actuação individual de uma equipa, às decisões estratégicas de médio e longo prazo? Como esta deve ajudar, no dia-a-dia, a organização a concretizar os seus objectivos estratégicos, transformando aquilo que muitas vezes é um manancial de números, em histórias e mensagens que suportem a tomada de decisão?

Este é um exemplo de subida na cadeia de valor na perspectiva interna de uma organização: através de uma parceira estreita com todos os stakeholders da empresa, colocar uma camada de inteligência na análise, capaz de transformar a produção passiva de dados em pontos de acção concretos e suportes efectivos à gestão, promovendo desta forma uma resposta da organização mais ágil, rápida e efectiva aos desafios que enfrenta.”

Foco no Consumidor