Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Dez desafios do digital que o Círculo venceu

Ana Maria Pimentel

Tiago Miranda

Todos os dias nas empresas há desafios que são ultrapassados. Estas são dez histórias de outros tantos escolhidos para integrar o Círculo da Inovação, com o mesmo tema: digitalizar

João Fonseca
CEO e Founder Cartrack, Taximotion e Simplicity

"As redes sociais são uma pequena parte do que é possível fazer através do digital, havendo muito por explorar neste vasto mercado, sem o qual já não faz sentido uma empresa operar”

Sara Caetano
Lead Account Manager da Oracle

"Esta jornada começou ainda na década anterior com a introdução do multicanal. Este conceito pretende oferecer aos clientes canais de contacto alternativos ao balcão, como por exemplo, o contact center e o homebanking. Com a evolução tecnológica, nomeadamente com a explosão que se verificou no mercado dos smartphones, o passo seguinte foi a criação de novas estratégias"

Filipe Santos
Diretor Axa Portugal

"Criação de uma cultura de colaboração proactiva e permanente, de partilha de conhecimento, de empowerment e self-management das actividades individuais (manager é apenas um facilitador transversal)"

Rui Borges
CEO Plot

"Nos últimos anos, um processo do qual me orgulho é de ter “convencido” algumas empresas de grande dimensão a serem mais ágeis no processo de escolha e implementação da tecnologia, na maior parte das vezes recorrendo a open source"

Miguel Porto Monteiro
CEO Fixeads

"Desenvolvimento do nosso próprio sistema de facturaçã para colmatar a necessidade que tínhamos de gerar e enviar digitalmente as facturas a todos os nossos clientes"

Ana Paula Ribeiro
CEO WeCareOn

"O facto de a WeCareOn existir permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa cuidar do seu bem-estar e saúde mental só à distância de uns cliques, com maior privacidade e maior poupança de tempo/dinheiro. A tecnologia vem dar ao utilizador a rapidez, o conforto e a escolha para cuidar da sua saúde e bem-estar"

Inês Cavaco
Gestora Google

"O meu principal desafio nos últimos anos tem sido ajudar as empresas a encararem a revolução digital como uma oportunidade e não como uma ameaça. Para empresas que nasceram e cresceram antes da era digital, a adaptação necessária à nova realidade é quase como nascer de novo, sob pena de se tornarem irrelevantes à medida que startups reinventam as indústrias mais tradicionais como a hotelaria (Airbnb), transporte (Uber), retalho (Amazon) ou banca (TransferWise)"

Mauro Xavier
Government Director Microsoft

"O projeto que mais me orgulho de ter participado e que contribuiu para ‘digitalizar’ Portugal foi o e-escola (vulgo Magalhães). Este projeto permitia aumentar a literacia digital e se fosse continuado tinha impactos tremendos na criação de uma nova sociedade digital”

Rui Correia Nunes
Managing Director Karma Network

"O digital, apesar de operar com ferramentas inovadoras e disruptivas, assenta nos aspectos fundamentais do marketing e dos negócios (dar aos clientes algo que eles precisem e valorizem e, por isso, estejam dispostos a pagar)"

Digitalização