Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Piloto automático da Tesla já salva vidas

Tiago Oliveira

Spencer Platt

O sistema eletrónico dos Tesla é dos mais avançados dentro do universo dos automóveis

O modelo X da marca norte-americana salvou a vida de um passageiro ao conduzi-lo até ao hospital mais próximo quando este sofreu um embolismo pulmonar

Um aviso: O que vai ler não é ficção científica nem um episódio atualizado de "O Justiceiro". Por incrível que pareça, é um caso real. Joshua Neally foi salvo de um problema potencialmente fatal por um carro que se conduz a si mesmo e, só assim, está aqui para contar a história.

Advogado a residir em Springfield, no estado norte-americano de Missouri, conduzia uma manhã para o trabalho no seu novo modelo Tesla X (que possuía há poucas semanas) quando sentiu uma dor aguda no peito e abdómen. "Foi assustador. Liguei à minha mulher e só consegui dizer que algo estava errado e não conseguia respirar", revelou, citado pelo "Daily Telegraph."

O primeiro instinto foi ir o mais depressa possível para o serviço de emergência mas, no estado em que estava, não se sentia capaz nem de conduzir nem de esperar para chamar uma ambulância. Como alternativa, ligou a função autopiloto do seu novo carro para o direcionar para o hospital mais próximo. Para funcionar, a ferramenta exige que se toque no volante periodicamente, algo que Joshua Neally conseguiu fazer apesar da gravidade da situação.

Com as limitações ainda habituais numa tecnologia tão recente, o carro acabou por chegar a uma unidade de saúde a tempo de prestar o auxílio necessário para o embolismo pulmonar (bloqueio de uma das artérias) que sofreu o advogado. Um caso visto por alguns como uma prova de futuro para os carros sem condutor e que se segue a uma polémica situação em que uma pessoa morreu num acidente que envolveu autopiloto.

A digitalização dos sistemas eletrónicos conhecido avanços signficativos nos últimos anos. Tal deve-se sobretudo e à às tecnologias desenvolvidas pela Google e pela Tesla Motors, em particular, que fazem com que um veículo possa ser atualizado quase como se de um sistema operativo de smartphone se tratasse, e que permitem responder a necessidades em tempo real.

Digitalização