Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Como digitalizar a sua empresa

Ana Maria Pimentel

Sean Gallup

Vá tomando contacto com o ecossistema de serviços na área da estratégia digital

Conheça os pontos fundamentais para delinear um plano sensato de transformação tecnológica que aproveite as grandes oportunidades e permita enfrentar os principais desafios

Identificar
Tem de definir e planear uma agenda que ajude a identificar fatores-chave externos e internos. Os fatores-chave externos podem vir a ter maior impacto no sucesso do negócio a curto prazo. Prestar especial atenção ao papel desenvolvido pela transformação digital no envolvimento do cliente e dos stakeholders, o impacto nos sistemas de produtos e na forma como os produtos e serviços são operacionalizados e suportados por tecnologias já existentes e por novas formas de as consumir.

Implementar
Precisa de uma estratégia digital. Atenção para fatores-chave externos em matérias como a coordenação de produtos, serviços, talento e planeamento de TI. Existem vários caminhos passíveis de serem adotados, pelo que deverá começar com a opção que melhores resultados garanta em termos dos targets a atingir.

Contactar
Vá tomando contacto com o ecossistema de serviços na área da estratégia digital, à medida que sentir necessidade deles. Os estudos da IDC relativos à opinião dos consumidores dão conta que as empresas que disponibilizam serviços e tecnologias direcionados a uma estratégia digital são, regra geral, capazes de aconselhar e disponibilizar uma miríade de experiências no campo das estratégias.

Analisar
Importa entender o tempo de impacto da transformação ao nível da estratégia digital e criar mapas e pontos de informação como parte deste tipo de estratégia para assim guiar a empresa nas mudanças que a infraestrutura exige, bem como o processo, a organização, o know-how e as aplicações.

Artigo originalmente publicado no Expresso de 30 de julho de 2016

Digitalização