Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Inovar sem dimensão. Solução: exportar

Ana Maria Pimentel

Mario João

17 selecionados do Círculo da Inovação participaram na breakout session dedicada ao tema Criar Valor

Na terceira Breakout Session do Círculo da Inovação discutiu-se a facilidade de inovação e o tamanho de Portugal. Se Portugal é demasiado pequeno é melhor sair

Na terceira Break Out session do Círculo da Inovação, os 17 selecionados do grupo Criar Valor e os dois CEO convidados focaram-se na inovação, no tamanho do país e tentaram encontrar qual a melhor forma de juntar aqueles dois para o fazer crescer.

Miguel Pina Martins, pai da Science 4 You, projeto que começou há oito anos quando ainda era finalista universitário,tocu na ferida: "O nosso mercado é pequeno e hoje qualquer empreendedor tem o mindset virado para a exportação." Miguel começou a sessão por explicar que hoje isto é o normal: a maioria das empresas que nascem têm que já nascer no mercado global.Cláudia Ranito concorda, e vê a sua Medbone a crescer e a comportar-se de forma diferente conforme o mercado. Num mundo com milhões de habitantes sabe que qualquer pessoa ou qualquer animal pode ser seu cliente.

A opinião acerca do que é criar valor foi mudando ao longo das duas horas e meia de conferência, mas no geral, e salientado por João Ricardo Moreira, da NOS, na breakout session no atrio do edifício Impresa discutiram-se temas, foram dadas soluções e não se ficou no habitual queixume e desculpabilização. Lembrou João Moreira que na primeira sessão do projeto, organizado pelo Expresso, Sic Notícias e NOS, o Presidente da Republica pediu aos 100 inovadores que se juntassem, discutissem e no final lhe apresentassem as conclusões. Ricardo Costa pediu por isso que mantivessem a bola a rodar e João Moreira assinalou: "O Presidente da República merece".

Criar Valor