Um projeto Menu

Círculo da Inovação

Uma Ideia: o plano alargado de Carlos Palhares

Pedimos a cada um dos 100 selecionados que partilhasse connosco "Uma Ideia", que ajude no futuro do país. Veja o primeiro exemplo da contribuição dos eleitos do projeto do Expresso, SIC Notícias e NOS

"Acho que gerir um país não é tarefa fácil! Muito mais numa cultura Latina como é a nossa! Temos imensos lideres de opinião, muitas associações, muitos institutos, etc, etc…

Por outro lado, não acho que ações pouco reflectidas e discutidas possam ter o mesmo sucesso que outras geradas após reflexão e discussão alargada, mas reconheço que isto traz muita inércia e pouca execução.

A meu ver, deve existir um plano sério e alargado para a Justiça, a Fiscalidade e a Educação. Hoje é impossível para um investidor ter confiança no nosso País. Não existe Plano de Negócios que resista a alterações permanentes de regras fiscais, a uma justiça com uma morosidade e complexidade como a nossa (claro que com tantos Juristas/Advogados e sucessivos parlamentos, é natural…) e a um sistema educativo que ainda não percebeu que precisa de ser actualizado de fora para dentro. Precisamos requalificar professores e profissionais urgentemente!

Se quiser uma medida imediata, porque o texto é extenso, deixo-lhe a minha preocupação com os desempregados adultos! Diria que estudava o impacto de poder isentar boa parte dos impostos sobre o trabalho a desempregados de longa duração com mais de 50 anos, seguindo o exemplo até dos incentivos dados ao jovens à procura do primeiro emprego. Ajudar as empresas a requalificar quem está desempregado."

Círculo da Inovação